A filosofia ayurvedica é um conhecimento médico que foi desenvolvido na Índia há cerca de 6 mil anos. A tradução da palavra, proveniente do sânscrito significa Ciência da Vida, ou seja, a cura do seu corpo a partir das leis da natureza, composta pelos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. 

Os elementos na medicina ayurvedica expressam nossa fisiologia e influenciam em nossa saúde e bem-estar. São a origem de tudo que é matéria e constituem o corpo humano. Essa prática tem como objetivo a prevenção por uma melhor qualidade de vida e a integração corpo-mente-espírito.

Acredita-se, que o elemento Éter nos traz a audição e age diretamente em nossas cordas vocais e comunicação.
O elemento Ar influencia em nossos movimentos, nossa sensibilidade profunda e superficial, o sentido, tato. Age diretamente pelas mãos.
Fogo nos conduz a percepção, a visão, o caminhar.  Age diretamente pelos pés.
Água é o sentido do paladar, age diretamente pelas genitais e sua ação é de preservação. E por fim, o elemento Terra, nos traz o olfato.
E a partir desse conceito, as nossas doenças se instalam quando um dos cinco elementos está em desequilíbrio.

A medicina utiliza plantas medicinais, meditação, yoga {exercícios físicos em geral}, reiki, massagens, cromoterapia, aromaterapia, nutrição e psicologia.

Suas técnicas se baseiam que o corpo humano contém três humores biológicos, conhecidos como Doshas: vata, pitta e kapha. Alguns desajustes no Doshas causam doenças e distúrbios psicológicos.
vata pitta kapha

A intenção da Ayurveda é trazer a harmonia, o conhecimento do corpo e da psique a fim de conquistar uma existência mais saudável, realizada sempre de forma natural e orgânica.
Experimente o que essa ciência pode lhe oferecer!  

Por Naturo Barigui.