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Meditação

História da Metitação

Historicamente, a meditação é uma arte ancestral, e não se sabe ao certo de onde ela provém, mas é certo que ela se propagou em vários povos e culturas distintas, e de formas diferentes em cada região do Planeta atingindo o ápice no Egito, na Índia e entre os Maias.

A palavra meditação tem origem no latim meditare, que tem o sentido de ‘voltar-se para o centro’, ou seja, de desconectar-se da esfera externa e concentrar a atenção no interior do ser.

No sânscrito ela é conhecida como dhyana, pois é conquistada por meio dos exercícios denominados de dharana – concentração. No idioma chinês ela transmuta-se em ch’anna, reduzida à forma Ch’an e Zen na língua japonesa. Em hāgâ no Antigo Testamento, significa a suspirar ou sopro. Por volta de 500-600BC taoístas na China e budistas na Índia começaram a desenvolver práticas meditativas.

É um treino, é perceber nossos pensamentos, mas não nos apegarmos a eles, como nuvens que passam em um céu, assim são nossos pensamentos em nossa mente. O treino é trazer a presença clara e consciente no agora. Com uma mente mais clara e serena, adquirida através deste treino, fica mais fácil transitar pelos caminhos dessa vida, sem deixarmos nos envolver “emocionalmente” com o que são apenas conceitos do que é bom ou mal, certo ou errado, bonito ou feio e assim por diante.

Os benefícios são inúmeros, e arrisco dizer que, tudo melhora pra quem medita e para o entorno do praticante. Mesmo assim vou citar alguns:

– Reduz quadros de ansiedade pois abaixa os níveis de lactato sanguíneo

– Estabilidade emocional

– Aumento da criatividade e desenvolvimento da intuição

– Mais paz, alegria e entusiasmo

– Aumenta o clareia o foco

– Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor

– melhora no sistema imunológico

– transformações pessoais

– A sensação de prazer, motivação e energia é explicada pelo o aumento da concentração de

dopamina, norepinefrina e serotonina que são neurotransmissores.

– Melhor desempenho no ambiente de trabalho

– Aumento da autoestima